Igor Prado Band: Blues Canarinho de qualidade

Igor Prado começa a se interessar pela guitarra aos 11 anos e logo se apaixonou pela linguagem do blues, com 16 anos já tocava em bares e festivais com liminar da justiça por causa da pouca idade. Desenvolveu um estilo um pouco diferente de tocar, pois autodidata e canhoto aprendeu virando uma guitarra de destro de cabeça para baixo, Igor é um canhoto que toca com as cordas invertidas do instrumento.

Aprofundou-se na linguagem do Blues tradicional e West Coast Swing, estilo que mistura o blues com elementos do Swing, famoso movimento de jazz dançante dos anos quarenta.
Com média de 26 anos a Igor Prado Band é formada por seu irmão Yuri Prado na bateria, Rodrigo Mantovani no contrabaixo acústico e o jovem Denilson Martins no saxofone barítono.
O guitarrista tem em sua bagagem diversas excursões com renomados artistas americanos como Steve Guyger, R.J Mischo, Mark Hummel, Rick Estrin (Little Charlie & Nightcats), Lynwood Slim, J.J Jackson, James Wheeler, Phil Guy (irmão do lendário Buddy Guy), Mud Morganfield (Filho do lendário Muddy Waters) e Bob Stroger (baixista da banda de Muddy Waters).

Igor Prado também como produtor musical já produziu alguns álbuns (Flávio Guimarães, Prado Blues Band, Robson Fernandes e recentemente do pianista de chicago, Donny Nichilo) lançados no Brasil pelo selo independente “Chico Blues Records” e simultaneamente nos EUA pelo conhecido selo “Pacific Blues” do produtor Jerry Hall que atuou na lendária Motown Records produzindo artistas como Marvin Gaye, Smokey Robinson & Stevie Wonder.

Os caras em ação

Em 2007 conseguiu um feito inédito para um artista brasileiro, foi indicado pela revista canadense “Real Blues” e pela britânica “Blues Matters” na lista dos melhores álbuns de 2007 junto com diversos artistas consagrados do cenário norte-americano sendo o único sul-americano nessa lista.

Em 2009/10 participaram de um dos maiores festivais do genêro nos EUA, o Doheny Blues Festival ao lado de artistas como The Black Crows, Crosby, Still & Nash, Kim Wilson, Robert Cray, Taj Mahal, e na Suiça participaram do famoso Lucerne Blues Festival ao lado de Lynwood Slim & Kid Ramos
Recentemente em parceria com o cantor e gaitista californiano Lynwood Slim assinaram com o maior selo de blues dos EUA, a Delta Groove, o álbum entitulado “Brazilian Kicks”.

Em 2011 está lançando dois álbuns novos no Brasil, “Watch Me Move!”, uma fase mais Rhythm Blues & Soul da banda e também o álbum-compilação comemorativo de 10 anos “Instrumentals Vol.1”.
O guitarrista vem excursionando pelo mundo afora participando de diversos festivais em países como Argentina, México, Espanha, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Suiça e Estados Unidos.

Hoje é considerado pela crítica Norte-Americana e Européia como um dos maiores nomes da nova geração.

O Myspace dos caras: http://www.myspace.com/igorprado

Um vídeo dos caras:

Agradecimentos a Lila do blog onze11 pela indicação!

Deixe um comentário